sábado, 16 de maio de 2009

Maria vai à escola II

A pequena Maria apresenta-se para o estágio no Centro Novas Oportunidades que lhe foi designado pela Faculdade.
1º Momento Espectacular: chego e peço para falar com a Maria João, pessoa com quem supostamente vou assistir a uma reunião e aprender umas coisas. A colega de sua exa., do alto dos seus aparentes quinze anos, corrige-me diligentemente para "Dra. Maria João".
Faz toda a diferença, eu é que não tinha reparado.
Manda-me entrar porque a senhora doutora ainda não chegou. Simpáticamente diz às colegas que me olham com abutres que sou "uma estagiária" e depois atira-me com um "senta-te para ai, que ela deve estar a chegar".
Começa bem.
Lá me sento num cantinho onde acho que não devo incomodar muito as senhoras doutoras, ocupadas que estão a comer Kit Kats e a mandar bocas cool umas às outras.
Uma delas, mais afoita, aproxima-se de mim com o Kit Kat na mão para pedir para eu mudar de sítio porque precisa de usar aquele computador. Respiro fundo. Por momentos penso em enfiar-lhe um estalo e roubar-lhe o kit kat. Depois decido dar-lhe outra oportunidade. Lá me levanto e vou para outra mesa.
Cinco minutos depois e outra "doutora" pede-me para sair daquela mesa porque tem que usar aquele computador. A hipotese do estalo torna-se mais viva dentro de mim. Começo a ficar, digamos que, nervosa, mas controlo-me e lá vou para outro lado.
2º Momento Espectacular - entra a tal "Dra. Maria João". Informam-na, alto e bom som, da minha presença e de que venho assistir a uma reunião que ela vai coordenar. Encolhe os ombros. Encolhe mesmo. Não olha para mim, não vem falar comigo. Sinto-me num episódio da Betty Feia, com a diferença de que sou ligeiramente mais gira, e de que na minha cabeça só passa um filme: Kit Kat para cima, Kit Kat para baixo, Kit Kat aberto, Kit Kat fechado, Kit Kat na mão, Kit Kat na boca...
3º Momento Espectacular - passaram quarenta minutos desde que cheguei e comecei a dança das cadeiras e a senhora Doutora lá decide começar a reunião. Não me chama. Não me diz nada. Eu continuo ali sentada tipo cão, com a boca aberta à espera de estabelecer contacto visual com alguma daquelas alminhas e a sentir-me invisível. A reunião começa e nada. Se calhar morri e ninguém me avisou.
Respiro fundo pela segunda vez. Dirijo-me à única pessoa que sobrou e informo que, assim de repente acho melhor ir-me embora, visto aparentemente, não interessar muito a ninguém que eu participe na reunião.
A menina-doutora desculpa-se muito, diz que as colegas provavelmente estavam distraidas, para eu entrar assim mesmo. Oh yees sister! É mesmo isso que eu vou fazer...entrar sozinha no covil das lobas sem ser convidada...
A menina-doutora compreende, pede desculpas e informa que talvez eu gostasse de assistir a uma sessão de explicitação (?) com outra menina-doutora que está mesmo a começar.
Eu já estou por tudo.
Encontro-me com a segunda menina-doutora e informo-a da minha intenção. Escandalizada , pergunta quem me mandou ir ter com ela.
Eu sou uma chiba. Não há hipotese. Dou imediatamente o nome da menina-doutora número um.
Agora é a menina-doutora número dois quem respira fundo. Pede-me uns minutos e vai lá abaixo num instante partir a menina-doutora número um ao meio. Por mim tenho tempo, esteja à vontade...até se quiser aproveitar para partir as outras todas....be my guest....
Eu aguardo a sessão de explicitação em rejubilosa esperança, oscilando entre o dever de me manter ali e a vontade de mandar tudo às urtigas e de ir comprar um kit kat.
A menina-doutora número dois lá aparece. Apresenta-se aos alunos, todos com idade acima dos quarenta, como "doutora R.".
Dá-me vontade de rir. A sério que dá. Cada vez mais.
Mais pessoas e menos doutoras, tinhamos todos a ganhar.


4 comentários:

Sofia disse...

Digo-te do fundo do coração: gabo-te a paciência!

Unknown disse...

Estás a precisar de uma oportunidade nova! Não queres ser minha estagiária???

Maria Poppins disse...

E ter-te a ti a mandar em mim?!??? Bom....pelo menos a ti podia tirar o Kit Kat...

Jane disse...

Pensa positivo: só neste post, já tens umas notas de terreno bem interessantes!
E já agora, para a próxima, apresenta-te também como DOUTORA, afinal, já o és há bem mais tempo que elas, de certeza!! =p
Quarta levo-te um Kit Kat! ***