segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O PNL, a Maria e a Isabel Alçada

Alguém já leu algum dos livros para crianças do Plano Nacional de Leitura ?
Lembrei-me disto depois do "Câmara Clara" de ontem, em que a Isabel Alçada defendia os critérios de escolha dos livros para integrarem o dito Plano.
Ora eu não tenho nada contra a Isabel Alçada. A bem dizer, fui leitora voraz da colecção "Uma Aventura" e tenho por ela grande simpatia e profunda consideração. Mas o que eu nunca percebi, é onde raio é que foram buscar alguns daqueles livros! E sobretudo, com que objectivo?
Para quem nunca teve contacto com alguns dos ditos, sugiro uma visita à Fnac, e a leitura do espectacular "Um dia Normal na Escola".
Para tentar ilustrar melhor estas minhas dúvidas, vou trascrever uma parte do livro "Sapinho e Sapão" de Nicolás Guillen, que tem o autocolantezinho do dito Plano:
Que tens, Sapinho,
que estás tão tristão?
Madrinha, doí-me
a boca, um pulmão,
a testa, o gasganete,
e até um sapatão,
pelo muito que gosto
da sua prima Assunção!
????????
Pergunta à Sra Dra Isabel Alçada ou a alguém capaz de ajudar uma pobre adulta de 32 anos : que Diabo é um sapatão?? E ele dói? Dói onde? E dói por gostar da prima Assunção? Não percebo!
Se calhar, esta minha incapacidade de descodificação metafórica deve-se ao facto de não ter tido nenhum PNL nos verdes anos, mas realmente, não percebo!

Sem comentários: